FGV Arte promove curso sobre o pensamento de Aby Warburg

Foto: Divulgação/FGV

A FGV Arte, um espaço de experimentação e pesquisa artística da Fundação Getulio Vargas, traz o professor argentino Hernán Ulm para um minicurso sobre o pensamento do historiador da arte Aby Warburg. O curso “Imagem, memória, montagem: Warburg e a antropologia do visível” será gratuito e acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, na Sede FGV. A mediação está a cargo do professor Tadeu Capistrano, da UFRJ, e a coordenação é de responsabilidade do curador da FGV Arte, Paulo Herkenhoff.

Aby Warburg foi um pensador alemão de enorme importância para a história da arte. Sua contribuição para a compreensão do estatuto das imagens como documentos de memória coletiva e anacrônica remonta ao que podemos reconhecer como uma antropologia do visível. Partindo do campo do estudo das imagens, na passagem do século XIX para o XX, as aulas investigarão o contexto da abordagem exploratória de Warburg, efetuada entre a filosofia e a história da arte, ressaltando suas principais contribuições para a estética, a filosofia e a antropologia.

Hernán Ulm é professor de estética e filosofia na Universidade Nacional das Artes (UNA) e na Universidade de Salta (UNSa), na Argentina. Autor de muitas publicações sobre as relações entre imagem, mídia e arte contemporânea, publicou recentemente o conceituado livro Rituales de la percepción: artes, técnicas, políticas (editora UNA, 2021).

O curso faz parte da programação acadêmica organizada pela FGV Arte, que consiste em cursos livres, seminários e atividades de formação realizados ao longo do ano. As inscrições estão abertas por meio de um formulário e a participação está sujeita à confirmação.

Da Redação | Fonte: FGV


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *