Iniciativa da Suzano visa ampliar em 40% o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB e contribuir para a melhoria da educação no país

Foto: Divulgação

Na semana em que celebramos o Dia Internacional da Educação, comemorado no dia 24 de janeiro, a Suzano reforça seu compromisso de contribuir com a melhoria da qualidade da educação no país. O Programa Suzano de Educação (PSE) tem como meta ampliar em 40% o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), nos territórios em que a empresa atua, até 2030.

Criado em 2020, o PSE é realizado em parceria com a Cidade Escola Aprendiz e Comunidade Educativa CEDAC, e atua de forma conjunta com secretarias de educação, saúde, assistência social, escolas, estudantes, famílias e comunidades para enfrentar os desafios educacionais.

Nos seus dois primeiros anos, o Programa Suzano de Educação esteve presente em 29 municípios nos estados da Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul e São Paulo – onde Suzano tem atividades. Em 2023, com o atingimento da meta em São Paulo, esse número caiu para 24 municípios participantes do PSE, número que se mantém em 2024.

No Espírito Santo, os municípios contemplados pelo PSE são Aracruz, Conceição da Barra, João Neiva e Montanha. “Estes encontros reforçaram a importância do trabalho intersetorial e do trabalho com o município em sua totalidade. Colaboração – palavra que deve direcionar as ações”, afirma Eni Pupo, Subsecretária de Assistência Social de Aracruz.

De acordo com Andreone Souza, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano em Aracruz, no ano passado, o programa beneficiou 104 escolas e mais de 24 mil alunos nos municípios capixabas participantes. Além disso, foram realizados 67 encontros formativos, com a participação de mais de 200 profissionais de educação, beneficiando cerca de 25,4 mil pessoas ao longo do último ano.

“Em 2023, o programa concentrou-se na institucionalização dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs) Piraquê-açu e Conexão Itaúnas. O esforço foi direcionado à implementação do Planejamento Estratégico, abrangendo as dimensões de Aprendizagem, Rede de Proteção e Território Educativo. Essas ações visavam fortalecer os arranjos educacionais e melhorar a qualidade do ensino”, afirma Andreone. Entre as principais ações realizadas, destacam-se a promoção do trabalho coletivo e parcerias na formação em matemática, a reestruturação dos grupos de Busca Ativa Escolar, e a realização de projetos interdisciplinares como “Cordel da Maria Clementina,” “Caixote da Leitura,” e “Jogos Matemáticos.”

Por Paula de Paula | P6 Comunicação


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *