Operações com perícia policial contra furto de energia resultaram em 54 detidos em flagrante em 2023 

Foto: EDP/ES

Operações policiais em conjunto com a EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, realizadas ao longo de 2023, nas 70 cidades da área de concessão da companhia, resultaram na condução de 54 suspeitos à delegacia após a constatação em flagrante da prática de furto de energia elétrica.  

Ao todo, equipes da distribuidora deram suporte técnico a 126 operações que conseguiram recuperar aproximadamente 2GWh, quantidade suficiente para abastecer uma cidade do porte de Viana por dois meses. 

Durante às operações, realizadas pelas Polícias Civil ou Militar, os técnicos da EDP verificam a procedência da suspeita de fraude no medidor de energia ou ligação direta na rede elétrica da distribuidora, que caracterizam o furto de energia. No caso da confirmação do furto de energia, o responsável é conduzido pelas autoridades policiais para depoimento e autuação em flagrante. 

O furto de energia é crime previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, que dispõe: “Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa”. 

Além do processo criminal, o proprietário do estabelecimento irá arcar, conforme a regra da Resolução Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade e o custo administrativo. 

Os investimentos robustos da EDP em tecnologia têm sido fundamentais para o combate a esse tipo de crime. A detecção de potenciais alvos de irregularidade é realizada por meio da análise dos diversos padrões de consumo dos clientes, em boa parte feita por meio de algoritmos de inteligência artificial, métodos e ferramentas estatísticas. Esse mapeamento permite um melhor direcionamento das equipes especializadas para as inspeções em campo, munidas de equipamentos de última geração. A companhia também mantém um treinamento intenso das equipes para uma atuação cada vez mais eficaz.  

Com intuito de coibir cada vez mais o furto de energia, a EDP pede que a população contribua denunciando as ligações irregulares. Para tanto, disponibiliza os canais de atendimento aos consumidores: pelo site www.edponline.com.br, aplicativo EDP Online, Agências de Atendimento presencial e a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 721 0707, que funcionam 24 horas e com ligação gratuita. O sigilo é total, e a inspeção realizada com a máxima urgência. 

Por Bruna Littig


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