Vacina da dengue: adolescentes serão os primeiros a ter acesso pelo SUS

Foto: Freepik

A partir deste mês, a vacina contra a dengue será aplicada no público-alvo de regiões endêmicas, em 521 municípios, segundo informações do Ministério da Saúde. O público este ano é composto por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue, depois de pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Anvisa.

O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas. A infectologista Ana Carolina D’Ettorres ressalta a importância da vacina, que protege contra todas as formas de dengue, mas principalmente das formas graves, diminuindo a incidência de hospitalizações e óbitos. “No Brasil a indicação é para a população de 4 a 60 anos. Não está indicada a aplicação em imunossuprimidos e gestantes por ser uma vacina de vírus vivo atenuado”. 

Em conjunto com Conass e Conasems – órgãos representantes de secretarias de Saúde de estados e municípios – o Ministério da Saúde estabeleceu os critérios para a definição dos municípios que irão receber as doses, seguindo as recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). As vacinas serão destinadas a regiões de saúde com municípios que apresentem alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes, levando também em conta altas taxas nos últimos meses.

No Espírito Santo os municípios que receberão a vacina são: Vila Velha, Serra, Cariacica, Vitória, Guarapari, Afonso Cláudio, Viana, Laranja da Terra, Fundão, Itaguaçu, Santa Leopoldina, Domingos Martins, Santa Teresa, Venda Nova do Imigrante, Santa Maria de Jetibá, Ibatiba, Brejetuba, Marechal Floriano, Conceição do Castelo e Itarana. O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público. 

Por Marcella Andrade


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *