Vendedores ambulantes recebem treinamento para trabalhar no Carnaval de Vitória

CarnaQualifica | Fotos: Divulgação

A noite desta terça-feira (30), começou para lá de animada no Auditório do Senac, em Vitória, capital do Espírito Santo. Em ritmo de Carnaval, 200 vendedores ambulantes tiveram a oportunidade de participar do treinamento: “Atendimento e Boas Práticas de Higiene”, realizado pela Instrutora de Educação Profissional do Senac-ES, Luciana Dalarmelina. A iniciativa é uma parceria entre o Senac-ES e o município de Vitória. Membros da Escola de Samba “Chegou o que faltava”, da comunidade de Goiabeiras, animaram o evento.

“Nosso objetivo é compartilhar informações que possam agregar conhecimento aos vendedores ambulantes que vão atuar durante o Carnaval de Vitória. A comercialização de alimentos e bebidas exige cuidados redobrados com a produção, manipulação e oferta dos produtos aos clientes de forma segura. É uma oportunidade para tirar dúvidas, trocar experiências e aprendizados”, disse Dalarmelina.

A ideia do curso é aprimorar as habilidades dos ambulantes, estabelecer padrões de organização com foco em qualidade durante as festividades, além de contribuir com o atendimento e o acolhimento adequado de turistas. O vendedor ambulante Ronivan Reginaldo, mais conhecido como “Garçom da Praia”, estava empolgado com o treinamento. 

“Eu trabalho há muitos anos nas ruas de Vitória, mas sou muito conhecido na Praia da Guarderia. Viemos fazer esse treinamento para trabalhar no Carnaval de Vitória, mais uma oportunidade de manusear os alimentos do jeito certo, atender bem o público e os foliões que vão curtir o Carnaval”, afirmou.  

Durante o treinamento, a Instrutora de Educação Profissional do Senac-ES, Deisiane Almeida, compartilhou conhecimentos valiosos sobre atendimento ao cliente. “Trouxe para esse momento as melhores práticas relacionadas ao atendimento e recepção de turistas, que irão curtir o Carnaval de Vitória. Tudo isso com o melhor que o capixaba pode oferecer: que é um sorriso no rosto, condições excepcionais de tratamento e entrega dos produtos que serão comercializados. Sempre com um toque bom humor e alegria”, disse.  

Para a Diretora de Educação Profissional do Senac-ES, Dianimer Dutra, a parceria contribui para melhorar a qualidade dos serviços prestados. “Essa é mais uma ação que incentiva a qualificação profissional dos vendedores ambulantes que irão atuar durante o Carnaval de Vitória. É muito importante receber esses profissionais que já trabalham pela cidade, mas estão em busca de conhecimento e aperfeiçoamento”, afirmou. 

O lançamento do CarnaQualifica, resultado da parceria entre o Senac-ES e a  Prefeitura de Vitória, contou com a presença do Prefeito Lorenzo Pazolini. “Nosso objetivo é preparar os vendedores ambulantes que estarão conosco no Carnaval de Vitória, comercializando alimentos e bebidas. Por isso é fundamental essa qualificação, para o atendimento de qualidade e para que os turistas sejam bem recebidos, mas principalmente, para que possamos gerar renda e oportunidades de trabalho. É uma oportunidade única”, completou Pazolini.   

De acordo com Pazolini, os vendedores ambulantes que receberem a qualificação oferecida por meio da parceria entre o Senac-ES e a Prefeitura de Vitória, serão priorizados para ocupação dos locais determinados pelo Poder Público Municipal. O prefeito aproveitou a oportunidade para divulgar que novas vagas devem ser abertas para contemplar o maior número possível de profissionais. As inscrições, assim como as demais informações, serão divulgadas no site da Prefeitura de Vitória.

Estiveram presentes, ainda, o Secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), Luciano Forrechi; o Secretário de Governo (Segov), Aridelmo Teixeira; e o Gerente de Educação Profissional da Unidade do Senac em Vitória, Bruno Emilio Pereira. 

Por Sergio Filho


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *