Especialista dá dicas para reduzir número de vítimas da doença

O último domingo (4), marcou o Dia Mundial do Câncer, uma oportunidade para disseminar informações sobre prevenção e controle da doença. Diagnóstico precoce, bons hábitos de vida e atenção ao histórico familiar. são as três principais ações que, juntas, têm o potencial de reduzir os índices de vítimas de câncer.

“O mais importante e que todas as pessoas deveriam saber sobre câncer é que o diagnóstico precoce aumenta, e aumenta muito, as chances de cura. Infelizmente, não é todo câncer que pode ser evitado, prevenido. Então, saber que existe prevenção é importante, mas não suficiente. Agora praticamente 100% dos tumores descobertos em fase inicial tem altíssimas chances de cura.”, explica a oncologista da Unimed Vitória Virgínia Altoé Sessa.

De acordo com dados do Observatório de Oncologia, do movimento “Todos Juntos Contra o Câncer”, estima-se que entre 2029 e 2030 o câncer se torne a principal causa de morte no Brasil, superando as doenças cardiovasculares.

Segundo Virgínia, entre os tipos mais incidentes atualmente estão o câncer de pele não melanoma, de mama, de próstata e o de pulmão. Para detectar qualquer alteração no corpo, as pessoas precisam seguir três passos, conforme pontua a especialista:

1 – Fazer boas escolhas: manter hábitos saudáveis em termos de alimentação e atividades físicas, além de cuidar da saúde mental e da espiritualidade.

2 – Valorizar o autocuidado: isso inclui consular médicos com regularidade, realizar exames preventivos e ficar atento às mudanças do corpo e ao surgimento de sintomas.

3 – Estar atento ao histórico familiar: É preciso estar atento não só para história de câncer na família, mas principalmente para história patológica da família. Virgínia dá um exemplo. “Se existem muitos casos de infarto do miocárdio na família, é preciso estar mais atento à saúde cardiovascular”.

Por Maíra Medonça


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *