Problemas visuais podem prejudicar rendimento de alunos na escola

Foto: Divulgação/Arquivo

As aulas já começaram, mas ainda dá tempo de fazer um check-up oftalmológico e verificar se o seu filho está enxergando bem. Isso porque, simples contratempos, como erros de refração, quando não diagnosticados precocemente, podem afetar o aprendizado.  

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), 30% das crianças em idade escolar no Brasil apresentam problemas de visão. Desse número, 80% nunca fez uma avaliação oftalmológica. Dentre os problemas mais comuns estão a miopia, o astigmatismo e a hipermetropia. Mas de que forma o rendimento dos alunos pode ser prejudicado?

A médica oftalmologista do Hospital de Olhos Vitória Ianna Avelino explica que essas disfunções podem causar dificuldades na leitura, concentração reduzida e dores de cabeça. “Algumas crianças que têm um desempenho escolar inferior, ou demonstram falta de interesse nas disciplinas, podem manifestar esse comportamento devido à dificuldade em enxergar aquilo que está sendo apresentado nos quadros ou nos livros”, comenta.

As idas regulares ao oftalmologista são fundamentais para o diagnóstico precoce e tratamento dos problemas refrativos. “Miopia, hipermetropia ou astigmatismo são problemas simples de serem resolvidos com o uso de óculos.  Em casos mais graves, essas condições podem evoluir ao estrabismo, devido ao esforço visual”, ressalta a médica.

A oftalmologista ainda faz o alerta: “Os pais precisam estar atentos, porque as crianças podem não saber relatar que algo está errado com a forma como enxergam. Além disso, se um olho enxergar bem e o outro não, aí que a criança  pode nunca se queixar e, até mesmo, não dar sinais de dificuldades. Por isto a importância de fazer o acompanhamento oftalmológico de rotina, para que os dois olhos se desenvolvam igualmente”. Ela acrescenta que o ideal é que o acompanhamento seja feito desde cedo,  já que o processo de maturação visual só se completa por volta dos 7 a 8 anos de vida.

Além do baixo rendimento escolar, confira outros sintomas que podem revelar baixa acuidade visual nas crianças:

  • Dores de cabeça
  • Lacrimejar excessivo
  • Coceira constante nos olhos
  • Virar a cabeça ou fechar um dos olhos para ler
  • Sensibilidade à luz
  • Aproximar os objetos para enxergar
  • Apertar os olhos para enxergar longe.

Por Esther Mendes 


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *