Em parceria com a Suzano, Rede Cidadã promove capacitação profissional gratuita em Aracruz e Serra. Iniciativa também auxilia no encaminhamento para o mercado de trabalho

Alunos formados na Trilha de Desenvolvimento em 2023 exibem seus diplomas | foto: Divulgação/Rede Cidadã

Com o apoio da Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, a Rede Cidadã pretende qualificar 300 pessoas em situação de vulnerabilidade social em Aracruz e Serra, no Espírito Santo. A iniciativa faz parte do programa Trilha de Desenvolvimento, que irá beneficiar pessoas por meio de qualificação profissional, auxiliando na inserção ao mercado de trabalho da região, gerando renda para esse público.

O programa, que está com novas turmas em andamento, tem como público-alvo pessoas a partir de 18 anos, com renda per capita inferior a R$ 637,00 para o processo de qualificação.

“Aqui na Suzano acreditamos que só é bom para nós se for bom para o mundo e, com essa importante parceria, contribuímos para a inclusão social dessas pessoas, que buscam por oportunidades no mercado de trabalho”, afirmou Gerson Peixoto, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano.

O Trilha de Desenvolvimento vem ao encontro dos compromissos da Suzano, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), de ajudar a tirar 200 mil pessoas da linha da pobreza nas áreas de atuação da empresa até 2030. A iniciativa será realizada em etapas: iniciando com aderência de fit cultural (avaliação de perfil do candidato com a cultura da empresa), desafios on-line, dinâmicas com o time de Gente e Gestão da Rede Cidadã, painéis e entrevistas.

Os(as) selecionados(as) participarão da formação presencial nessas cidades, com duração de 5 dias, e as aulas contemplam temas como: acolhimento familiar – promovendo a integração dos familiares no processo de aprendizagem, reconhecimento e desenvolvimento de habilidades, desenvolvimento pessoal, comunicação consciente, orientações sobre o mercado de trabalho, marketing pessoal, elaboração de currículo, entre outros. Após concluírem o curso, os participantes serão encaminhados para processos seletivos em empresas parceiras, localizadas na região, e receberão auxílio da equipe do projeto para se recolocarem no mundo do trabalho.

A qualificação profissional realizada pelo projeto proporciona também mudanças positivas nas famílias dos participantes, que são inseridos no mercado de trabalho, por meio do aumento da renda familiar. Estima-se que a participação de cada beneficiário reverbera diretamente em três pessoas (média de integrantes por família), resultando em aproximadamente 1.000 beneficiados pela iniciativa. A expectativa é que o programa contribua ainda para que 25% dos(as) participantes deixem a linha da pobreza após a inclusão no mercado de trabalho, retirando com elas mais três vezes mais pessoas da situação de vulnerabilidade social.

O processo de seleção do projeto Trilha de Desenvolvimento é 100% on-line. Algumas turmas já estão em andamento e novas serão abertas nos meses de fevereiro e março. As pessoas interessadas em participar do programa podem se inscrever pelo link: https://forms.gle/Thtj4YzKCTfxR81J8.

Fundada em 2002, a entidade de assistência social sem fins lucrativos desenvolve programas e projetos voltados para a geração de trabalho e renda, principalmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social, junto aos setores público e privado.

Com sede em Minas Gerais, atualmente a Rede Cidadã reúne cerca de 4 mil instituições parceiras e iniciativas no Brasil – em Minas Gerais, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo – e no exterior – Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos e México.

Os programas que constam no portfólio da Rede dividem-se nas frentes de promoção da integração ao mundo do trabalho: empregabilidade e geração de renda e ações de responsabilidade social e sustentabilidade. Outros desdobramentos da atuação da ONG são a formação e o encaminhamento para o emprego de idosos, egressos do sistema prisional, pessoas em situação de rua, jovens que cumprem medidas socioeducativas e pessoas com deficiência, transexuais, entre outros públicos de minorias.

Por Paula de Paula | P6 Comunicação


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *