Cafeicultores se preparam para impactos do El Niño

Foto: Epamig/Erasmo_Pereira

Os produtores de café brasileiros estão se preparando para enfrentar uma temporada desafiadora em 2024, à medida que as previsões meteorológicas apontam para um clima adverso, especialmente na região Sudeste do país. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) alertou para a persistência do fenômeno climático El Niño, que deve continuar influenciando o clima até meados do ano.

Com grande parte da produção nacional de café concentrada na região Sudeste, os produtores estão atentos aos impactos potenciais das temperaturas elevadas e das chuvas irregulares. O El Niño é conhecido por alterar os padrões climáticos, resultando em condições meteorológicas imprevisíveis que podem afetar significativamente as plantações.

“Estamos nos preparando para enfrentar os desafios que o clima adverso pode trazer para a nossa produção de café”, afirmou João Silva, um produtor de café na região de Minas Gerais. “É crucial adotar medidas proativas para proteger nossas plantações e garantir uma colheita saudável no final do ano.”

Além das preocupações com o clima, os produtores de café também estão monitorando os impactos econômicos do El Niño. As flutuações nos preços das commodities e a volatilidade dos mercados podem representar desafios adicionais para a indústria cafeeira brasileira.

Por Aline Merladete | Agrolink


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *