Obrigações ambientais que sua empresa precisa cumprir em 2024

Conformidade legal, redução de riscos legais e financeiros, gestão proativa de recursos, melhoria da imagem corporativa, inovação e eficiência operacional e acesso a mercados e oportunidades de negócios. Estes são alguns pontos que as indústrias ganham ao estarem em conformidade com a legislação ambiental.  

Para alertar as empresas sobre os principais prazos e informações a serem encaminhadas aos órgãos competentes, o Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Coemas) da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) desenvolveu o Calendário de Obrigações Ambientais.  

O documento traz o cronograma das principais obrigações ambientais gerais nos âmbitos federal e estadual, cabendo ao usuário identificar outras possíveis obrigações na legislação municipal, compromissos atrelados ao processo de licenciamento ou autorizações, e outros específicos da atividade da empresa. 

Para a presidente do Coemas, Mirela Chiapani Souto, ao estar em conformidade ambiental, a indústria vai além do cumprimento de prazos e leis. “Muitos mercados estão exigindo cada vez mais produtos e serviços ambientalmente responsáveis. Cumprir as obrigações ambientais pode abrir novas oportunidades de negócios, além de facilitar o acesso a outros mercados e atrair mais clientes”. 

Mirela completa que um calendário estruturado permite uma gestão eficiente dos recursos e uma redução de custos associados ao cumprimento regulatório.  

Por Lorena Zanon 


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *