Rui Costa convida comitiva de empresários espanhóis a apresentar propostas no âmbito do Novo PAC

Cerimônia de chegada do Presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez, e Reunião com Empresários Espanhóis | Fotos: Henrique Raynal | CC

Enquanto o presidente Lula recebeu o presidente de governo da Espanha, Pedro Sánchez, nesta quarta-feira (6), no Palácio do Planalto, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, ao lado do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, deu as boas-vindas à delegação empresarial da Espanha, apresentando oportunidades de investimentos no Brasil.

Com o Novo PAC, o governo brasileiro sinalizou as áreas para que os empresários espanhóis manifestem interesse. “No Brasil, existem dois caminhos para captar investimentos privados. O poder público pode propor e também receber propostas. Queremos instigá-los a conhecer os projetos e a manifestar interesse ao governo”, convidou Rui Costa ao se referir à PMI (Proposta de Manifestação de Interesse). A PMI é um procedimento prévio às modelagens que abarcarão grande parte da carteira de projetos do Novo PAC, que são as concessões e as PPPs (Parceria Público-Privada).

De olho no potencial que a Espanha tem, já que é o segundo país maior investidor no Brasil, Rui Costa, destacou que o governo do Brasil aberto para receber propostas para que possam ser avaliadas no âmbito do Novo PAC. “Investidores alemães fizeram isso com o novo aeroporto no Extremo Sul da Bahia, também com o porto no Maranhão”, exemplificou o ministro.

A expectativa é que multinacionais da Espanha participem de projetos, sobretudo, na área de energia. Rui Costa pontuou a liderança de empresas espanholas em projetos de energia no Brasil. “Com o Novo PAC, vamos ligar a região Sudeste, maior centro consumidor, à produção vinda do Nordeste”, afirmou.

Participaram da comitiva empresarial da Espanha 18 CEOs e presidentes de empresas como Neoenergia, Banco Santander, e da COMSA, grupo global focado no desenvolvimento de infraestrutura, engenharia industrial e serviços, concessões e energias renováveis. O grupo estava acompanhado pela secretária de estado de Comércio, Xiana Méndez. Da parte do Brasil, sete ministros de estado, além de secretários e auxiliares participaram da agenda.

Cerca de 1.150 empresas da Espanha atuam hoje no Brasil e estão presentes nos setores financeiro, de comunicações, eletricidade, gás, entre outros. A agenda do grupo, incluindo os líderes dos dois governos, será finalizada no Itamaraty, onde será oferecido um almoço.

Da Redação | Com informações da Ascom/Casa Civil


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *