VI Encontro de Grupos Folclóricos e de Danças Típicas acontece neste sábado (09) em Marataízes

Foto: Divulgação

A Academia Marataizense de Letras promove, neste sábado (09), o VI Encontro de Grupos Folclóricos e de Danças Típicas, a partir das 15h, na tenda cultural da Praia Central de Marataízes, com entrada gratuita. O evento, que destaca a rica diversidade cultural do Espírito Santo, com presença de diversos grupos da cultura popular, é realizado em conjunto com a tradicional Festa das Canoas, que completa 114 anos em 2024.

Entre as atrações, apresentam-se grupos de jongo, capoeira, caxambu, folias de reis, de danças flamenca, cigana, alemã. Também acontecem apresentações teatrais, rodas de samba, maculelê. A ocasião conta ainda com homenagem à mestra Maria Laurinda Adão, que há mais de seis décadas está à frente do grupo de caxambu Santa Cruz, em Cachoeiro de Itapemirim.

Realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), o evento foi contemplado pelo Edital 04/2022 – Valorização das Culturas Tradicionais, da Secretaria da Cultura (Secult). Importante na preservação e promoção das tradições locais, a programação inclui uma variedade de apresentações de danças e músicas folclóricas, reunindo grupos de diferentes localidades do Estado, proporcionando uma imersão nas raízes culturais capixabas.

“O encontro é uma oportunidade única para celebrarmos as diversas expressões culturais do nosso Estado, promovendo um diálogo intercultural enriquecedor. Esperamos que a comunidade local e os visitantes de outras regiões possam aproveitar e se inspirar com nossas apresentações”, afirma Bárbara Pérez, uma das responsáveis pela organização do evento, juntamente com Michelle Fonseca Nasr e Márcia Peixoto, organizadoras do evento. “Esperamos que a comunidade local e visitantes de outras regiões possam aproveitar e se inspirar com as apresentações.”

Por meio das performances, a sexta edição do encontro visa fortalecer – entre participantes e espectadores – o senso de comunidade e a identidade cultural, contribuindo para a valorização e a continuidade das tradições populares do Espírito Santo, de modo integrado com as comunidades religiosa e pesqueira de Marataízes.

Por Tiago Zanoli 


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *