Lançamento de Programa inédito em Rio Bananal com foco na inclusão de jovens no mercado de trabalho

Fotos: Divulgação

Em uma iniciativa inédita, o município de Rio Bananal, no norte do Espírito Santo, abre as portas para o Jovem Aprendiz do Senac-ES. O lançamento do Programa aconteceu na terça-feira, 27 de fevereiro, no Auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), marcando o começo de uma parceria estratégica entre o Senac-ES, o município e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da região.

A ação visa inserir os jovens proporcionando a primeira experiência no mercado de trabalho enquanto eles adquirem conhecimento especializado em sala de aula. O tema desta primeira turma é Comércio de Bens, Serviços e Turismo, que irá qualificar os jovens em cerca de 29 ocupações profissionais.

A previsão de início é em abril de 2024 e oferece 25 vagas para jovens de 14 a 17 anos, estudantes de escola pública com matrícula ativa. Além de ofertar qualificação profissional, o Programa também contribui para a redução da vulnerabilidade social, proporcionando mais oportunidades para a juventude e garantindo qualidade da mão de obra local.

O evento de lançamento reuniu empresários locais, autoridades e representantes de instituições. Estiveram presentes a Gerente de Educação Profissional do Senac, Tatiane Santos; a Analista Comercial, Natyelle Baruti; o Presidente da CDL, Diego Carminate; a Gerente Executiva, Margarete Camata; a Secretária de Assistência Social, Luciana Brumatti e o Prefeito de Rio Bananal, Edmilson Santo Eliziário. 

A Gerente de Recursos Humanos do Grupo Maestri, Eliscarla Bragança, uma das convidadas que foi acompanhar o lançamento, fez elogios ao Programa. “A iniciativa é fantástica. Hoje o que precisamos para os nossos jovens é realmente essa inserção no mercado de trabalho. Quanto mais cedo forem inseridos, maior é a habilidade quando eles estiverem prontos para começar o primeiro emprego”, disse. 

De acordo com a Analista de Relacionamento do Senac, Natyelle Baruti, a parceria é motivo de orgulho. “Essa colaboração entre empresários e instituições representa um marco importante para o desenvolvimento local. É uma união de forças que visa não apenas o crescimento econômico, como também o desenvolvimento da nossa região”, explicou. 

A Gerente de Educação Profissional do Senac em Linhares, Tatiane Santos, comentou sobre o Jovem Aprendiz. “O poder da educação combinada com a prática profissional é transformador. Essa parceria não é apenas uma porta de entrada para o mercado de trabalho para os jovens de Rio Bananal, mas também uma oportunidade de construírem uma carreira sólida e promissora”, ressaltou.

Por Sergio Filho


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *