Combate às mudanças climáticas: uma batalha que é de todos

Separar o lixo para a reciclagem ajuda a reduzir os impactos da ação humana no meio ambiente | Foto: Divulgação

O dia 16 de março é, desde 2011, lembrado como o Dia Nacional da Conscientização sobre Mudanças Climáticas. O objetivo da data, que foi estabelecida no Brasil pela Lei Nº 12.533, é a conscientização sobre as medidas necessárias para reduzir os impactos da ação humana no meio ambiente, por meio de atos, eventos, debates e mobilizações.

Os ecossistemas do planeta já vêm apresentando um cenário de desequilíbrio climático, com situações de chuva abundante ou estiagem prolongada fora de época, calor intenso, queimadas extensas, deslizamento de encostas, entre outros. “Temos presenciado o aumento das temperaturas, que resultam especialmente da intensificação da emissão de gases de efeito estufa (GEE)”, explica a Diretora Executiva do Ideias, Luana Romero.

O assunto é urgente, tendo em vista que os relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU) preveem a elevação de um grau e meio na temperatura média do planeta nos próximos 20 anos. No acordo de Paris, tratado internacional assinado em 2015, a meta era que a temperatura global só sofresse esse aumento perto de 2100.

Como as maiores responsáveis por esses impactos, já que as operações industriais lançam gases nocivos na atmosfera, está previsto em lei que as grandes empresas tracem políticas de redução de emissão de GEE. “Além disso, os governantes também devem ficar atentos a essa pauta, estabelecendo políticas públicas de enfrentamento às mudanças climáticas e utilizando novas matrizes energéticas com menor liberação de carbono”, argumenta Luana.

No Espírito Santo, o governo do Estado aderiu às campanhas “Race to Zero” (Corrida para o Zero) e “Race to Resilience” (Corrida para a Resiliência), da ONU, comprometendo-se com a neutralização de emissões de gases de efeito estufa até 2050 e a resiliência climática.  Com base nas ações necessárias para cumprir essas metas, foi elaborado o Plano Estadual de Mudanças Climáticas.

No ano passado, o governador Renato Casagrande anunciou um decreto que prevê a substituição da gasolina pelo etanol em todos os veículos do Estado, reduzindo a queima de 8 milhões de litros de gasolina por ano. São menos 13.200 toneladas de gás carbônico por ano liberadas no ar. De acordo com os cálculos do governo do Estado, isso equivale ao plantio de 2.160 hectares de floresta por ano.

“Por meio da educação ambiental, buscamos a conscientização da comunidade para transformar alguns hábitos que ajudam a controlar o aquecimento global. Atitudes simples como evitar usar o seu veículo todos os dias, priorizando o transporte público, a bicicleta ou a caminhada, já podem fazer a diferença”, completa a Diretora Executiva do Instituto Ideias.

Confira dicas para que você também possa participar da solução dessa crise:

  • Caminhe, ande de bicicleta ou use transporte público, sempre que puder;
  • Diminuir a temperatura do seu refrigerador, máquina de lavar e aquecedor de água;
  • Priorize eletrodomésticos com menor gasto de energia;
  • Reduza a quantidade de resíduos sólidos, separando o lixo para reciclagem ou utilizando composteiras para o lixo orgânico;
  • Invista em embalagens mais sustentáveis, priorizando o papel ou o papelão em vez do plástico, por exemplo;
  • Troque as lâmpadas incandescentes (amarelas) pelas fluorescentes e/ou de LED;
  • Compartilhe conhecimento com as pessoas ao seu redor sobre as ações que podemos realizar para retardar as mudanças climáticas.

Por P6 Comunicação


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *