Páscoa pode ser saudável com chocolate

Foto: Divulgação

Açúcar, gordura e lactose. É o que vem à cabeça de muitas pessoas quando se fala em chocolate. Mas a nutricionista e Miss Universo Linhares 2024, Ana Carolina Ceolin Comério, faz uma defesa do “alimento proibido”.

Segundo ela, se bem escolhido, o chocolate pode trazer benefícios à saúde. A nutricionista lembra que o consumo de cacau nas suas diferentes formas, como o cacau em pó e o chocolate, possui grande influência no sistema cardiovascular através de seus compostos bioativos, os quais tem capacidade de reduzir a pressão arterial e amenizar os efeitos de radicais livres. Isso porque os compostos bioativos presentes no cacau são potentes antioxidantes.

Mas antes de sair comendo chocolate durante a Páscoa é preciso conhecer quais são os tipos benéficos e evitar exageros.

O chocolate é definido como o produto obtido a partir da mistura de derivados de cacau, massa de cacau, cacau em pó e ou manteiga de cacau com outros ingredientes. Os diferentes tipos de chocolate são elaborados modificando as proporções entre seus componentes, e com adição de outros produtos como o açúcar.

Contudo, quanto mais amargo for o chocolate, maior será a quantidade de compostos antioxidantes, que são benéficos para a saúde. O ideal é escolher acima de 70% e com coloração mais escura.

Outras substâncias com efeitos benéficos presentes no chocolate, segundo a nutricionista, é que ele possui a capacidade de estimular a produção de serotonina, um hormônio responsável pelo bom humor, auxiliando no combate a ansiedade e depressão. Além de também ser considerado um alimento nutritivo, atuando como fonte de proteínas, gorduras, cálcio, magnésio, ferro, zinco, vitaminas E, B1, B2, B3, B6, B12 e C.

Para os chocólatras que não querem sofrer as consequências negativas na balança, a dica é não exagerar. “O consumo diário deve ser entre 10 e 20g”, explica a nutricionista. Ela alerta que esta quantidade pode variar conforme características orgânicas individuais, além de sexo, idade e atividade física.

A nutricionista alerta que diabéticos podem consumir chocolate, mas é importante fazer escolhas adequadas, ter moderação e seguir uma dieta equilibrada, que inclua: contagem de carboidratos, controle das porções e o monitoramento dos níveis de glicose no sangue. A opção mais indicada para diabéticos é o chocolate amargo (acima de 70% cacau e, se possível, sem o acréscimo de açúcar).

“E aqui vai a “dica de ouro”: Sempre consumir após as principais refeições, como o almoço ou jantar. Isso porque, quando combinamos com outros nutrientes, como fibras e proteínas, o chocolate é absorvido mais lentamente, o que pode resultar em um menor aumento da glicemia”, completa.

Já para quem tem intolerância ou sensibilidade à lactose, Ana Carolina alerta para que sempre se observe a composição do produto, e deve-se escolher os chocolates sem lactose, que contam com o acréscimo de enzimas que quebram o açúcar em moléculas menores e de mais fácil digestão. Dessa forma, eles podem ser consumidos tranquilamente por intolerantes à lactose e aqueles que sentem algum desconforto.

Outra opção é o chocolate de alfarroba, que tem um sabor semelhante ao meio-amargo, ou o chocolate de soja, que são facilmente encontrados em lojas de produtos naturais.

A nutricionista Ana Carolina Ceolin Comério é a representante de Linhares no concurso Miss Espírito Santo 2024 vai apresentar em suas visitas oficiais à políticos e personalidades, o chocolate que é produzido em Linhares, já que a cidade produz as amêndoas que estão classificadas entre as melhores do mundo.

Por Alexandre Araújo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *