Produção de soja enfrenta desafios climáticos e Aprosoja alerta para prejuízos

Foto: Leonardo Gottems

Com base nos dados compilados pelas 15 Aprosojas Estaduais, a safra 2023/2024 está estimada em 135 milhões de toneladas, um número consideravelmente abaixo das projeções anteriores divulgadas por instituições públicas e privadas. Essa redução é atribuída ao estresse hídrico enfrentado em estados do Centro-Oeste, como Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul, bem como ao excesso de chuvas que dificultam a colheita.

O impacto do clima adverso também atinge o sul do país, com relatos de produtores no Paraná enfrentando desafios devido ao excesso de chuvas no período de plantio e à falta delas durante a fase reprodutiva da soja, comprometendo a produtividade das lavouras.

Diretores da Aprosoja Brasil alertam que a divulgação de dados discrepantes da realidade tem contribuído para uma tendência de queda nos preços, resultando em prejuízos tanto para os produtores quanto para as regiões produtoras. A redução da atividade econômica nessas regiões pode acarretar na diminuição de empregos e oportunidades de investimento, além de afetar a arrecadação municipal, estadual e federal.

Por Aline Merladete | Agrolink


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *