Parceria promove qualificação profissional gratuita com foco em reinserção social na Serra

Foto: Divulgação Senac-ES

Leandro de Oliveira, de 51 anos, trabalha como autônomo de serviços gerais em restaurantes por meio de indicação. Apesar da experiência no segmento, não conseguiu transformar o trabalho informal em emprego fixo. Ele é um dos 11 alunos que abraçaram a oportunidade oferecida pelo Curso de Garçom, destinado à pessoas em situação de rua, em busca de melhores condições de vida.

A iniciativa que vem transformando vidas é fruto da parceria entre o Senac Espírito Santo e a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social da Serra (SEMAS). A união de esforços oferece qualificação gratuita para pessoas atendidas pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) do município.

Para Leandro, a formação está sendo uma experiência repleta de aprendizagens. Ele elogiou a metodologia que tem proporcionado o conhecimento técnico específico da área. Além disso, falou sobre as expectativas da formação e do sonho de ser um futuro garçom. “Eu sinto que vou sair preparado para trabalhar nos melhores restaurantes do mundo”, afirmou. 

O colega de turma, Carlos André Fonseca, de 47 anos, está numa situação diferente. Ele já atuava na área, mas encontrou nas aulas uma oportunidade de atualizar os seus conhecimentos e conseguir uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. “Após o curso eu quero conquistar uma vaga. A profissão é muito boa e pode nos levar além do que imaginamos”, explicou.

O programa, que teve início no dia 4 de março e se estenderá até o dia 31 de maio, acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, na Unidade de Educação Profissional do Senac, na Serra. A formação é intensiva e tem carga horária de 240 horas. Além das aulas teóricas e práticas, a iniciativa conta com a parceria de restaurantes locais, proporcionando experiências reais de trabalho aos alunos e facilitando o acesso a oportunidades de emprego após a conclusão do curso.

O Gerente de Educação Profissional do Senac na Serra, Wysner Simões, falou sobre a ação. “Este projeto, que já mostrou resultados positivos em sua primeira edição no ano passado, contempla agora uma segunda turma em uma iniciativa voltada para a reintegração social de moradores em situação de rua. Nós sabemos do potencial da educação profissional e o seu poder transformador quando aplicado nas pautas sociais, como é o caso desses alunos”, disse.

Por Sérgio Filho


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *