
O painel aconteceu no II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária, no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória, capital do Espírito Santo, na manhã desta quinta-feira (11). Na ocasião, autoridades do Espírito Santo e ministros de países latino-americanos discutiram os desafios e avanços da educação capixaba. Com o tema: “Integração Educacional – Desafios e Oportunidades”, o bate-papo contou com a participação do Secretário de Estado da Educação (Sedu), Vitor de Angelo; do Diretor Regional do Senac-ES, Richardson Schmittel; do Superintendente do ES em Ação, Luciano Gollner; e do CEO da Federação das Indústrias (Findes), Roberto Campos.
O Secretário de Educação reforçou o compromisso do Governo com a educação pública e afirmou que a parceria junto ao “Sistema S”, como no caso do Senac, oferece formação e qualificação complementares. “Nos últimos anos, reforçamos essa estratégia e há planos para ampliá-la. Acreditamos que 1/3 dos nossos estudantes, ou até mais, façam o ensino médio regular e, concomitantemente, o técnico. Assim, conseguiremos atender às principais demandas do mercado capixaba”, disse Vitor de Angelo.
A parceria entre o Governo do Estado e o Sistema S teve como suporte a organização ES em Ação, baseada em uma Parceria Público-Privada (PPP), como explica o Superintendente Luciano Gollner. “Queremos estender um olhar para a educação numa perspectiva de 10 anos. A ideia é criar planos e estabelecer os próximos passos para a educação profissionalizante. Estamos vivenciando o processo de construção dessa estrutura”, disse.
O CEO da Findes, Roberto Campos, lembrou que o Estado do Espírito Santo vive uma situação onde a economia segue se desenvolvendo rapidamente e necessita de capital humano qualificado. “Precisamos trabalhar com uma estratégia de desenvolvimento que seja capaz de compreender o futuro das profissões e trazer esses desafios para dentro da parceria. Além disso, entender para onde o Estado caminha, as perspectivas econômicas e ativar essa rede de cooperação”, afirmou.
Já o Diretor Regional do Senac-ES, Richardson Schmittel, disse que a formação voltada para o segmento do comércio de bens, serviços e turismo, pode impactar socialmente e economicamente outros setores e, consequentemente, o desenvolvimento do Estado. “Entramos nessa parceria para complementar a formação dos estudantes e preparar profissionais para o mercado de trabalho, mas não só isso, estamos atuando para promover a inclusão daqueles que mais precisam de oportunidades e possibilitando que muitos jovens sejam inseridos nos mais diversos contextos econômicos”, afirmou.
Por Sérgio Filho
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário