Nova Venécia recebe o projeto ‘Arquivo Itinerante’ neste final de semana

Descendentes italianos poderão recuperar documentos de entrada dos seus patriarcas no Espírito Santo. Foto: Reprodução.

O “Arquivo Itinerante” do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) estará no município de Nova Venécia, neste sábado (24) e domingo (25), durante a programação da “3ª Cappitella”, evento em homenagem aos 131 anos da colonização italiana na região.

O objetivo é fornecer o “Registro de Entrada do Imigrante”, relatório que traz as informações indexadas para cada estrangeiro que entrou no Espírito Santo, permitindo ao solicitante conhecer um pouco mais da história dos seus antepassados.

O evento ocorrerá na Praça Adélio Lubiana, no Centro da cidade e contará com diferentes atrações como apresentações de dança, serenata veneciana e festival gastronômico.

Projeto Imigrantes

O Projeto “Imigrantes Espírito Santo” foi criado pelo Arquivo Público em 1995. O banco de dados, composto por mais de 50 mil nomes, refere-se a imigrantes provenientes de diversas nacionalidades, como Itália, Alemanha, Espanha, Líbano, Portugal e Polônia, que chegaram ao Espírito Santo a partir de 1812.

O “Arquivo Itinerante” dispõe de um veículo adaptado como escritório móvel para atendimento ao público e percorre o interior do Estado a fim de viabilizar o acesso às informações do acervo histórico do APEES.

Por Jória Motta Scolforo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *