Sinfônica do ES abre temporada do 2º semestre com obra ‘Romeu e Julieta’

As apresentações vão acontecer em um novo local: no Teatro do Sesi, em Jardim da Penha. Foto: Divulgação.

Os próximos concertos da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses), nos dias 09 e 10 de agosto, vão celebrar verdadeiras histórias de amor.  No repertório, a obra Romeu e Julieta, a mais famosa das tragédias de William Shakespeare, em uma versão composta por Tchaikovsky, seguida pela lendária e trágica história de Tristão e Isolda, escrita por Richard Wagner. Por fim, a peça escrita para violino e orquestra, Poème, composta pelo francês Ernest Chausson. 

As apresentações serão na sexta-feira (09), ás 20h e no sábado (10), às 17h, no Teatro do Sesi, em Jardim da Penha, Vitória. E contam com a regência do maestro Leonardo David e solo da violinista convidada, Gabriela Queiroz. Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) e podem ser adquiridos com antecedência na bilheteria do Teatro do Sesi. Telefone: (27) 3334-7323.

Solista

A solista convidada, Gabriela Queiroz, é violinista e mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de professora de violino. Iniciou seus estudos com o instrumento aos quatro anos, em João Pessoa, na Paraíba, sob orientação do professor Ademar Rocha. Graduou-se no Conservatório Brasileiro de Música, em 2007, e teve como professores Marcello Guerschfeld, do Rio Grande do Sul; Patinka Kopec, em Nova York, nos Estados Unidos; e Shmuel Ashkenasi, Chicago, nos Estados Unidos. Em 2014, obteve o título de mestre em Música pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob orientação do professor André Cardoso.

A violonista conquistou várias premiações em concursos no País, entre eles o “Jovens Instrumentistas do Brasil”, em Piracicaba, no ano de 2001; o “Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica da Bahia”, em 2003 e 2006; o “Furnas Geração Musical”, no Rio de Janeiro, em 2006, e o “Concurso Nelson Freire”, no Rio de Janeiro, em 2010.

Participou de festivais, cursos nacionais e internacionais, entre os quais se destacam o “Margess International” (Zuoz-Suíça/2005) e o Keshet Eilon Violin Mastercourse (Israel/2010 e 2013), onde pode participar de masterclasses com renomados violinistas como Chaim Taub, Ida Handel, Ivry Gitlis, Shlomo Mintz, Hagai Shaham, Vadim Gluzman, Gilles Apap entre outros. Em 2011, participou de masterclasses com o violinista Pinchas Zukerman, em São Paulo.

Gabriela Queiroz se apresenta com frequência como solista em todo o Brasil e no exterior, tendo atuado junto à Orquestra Sinfônica Brasileira e as orquestras sinfônicas dos estados do Espírito Santo, Sergipe, Bahia, Paraná e Minas Gerais, além da Orquestra Sinfônica Nacional do Paraguai, entre outras. Como camerista, tem se apresentado ao lado de renomados músicos entre eles Shmuel Ashkenasi, Ori Kam, Gilad Karni, Alex Klein, Raiff Dantas, Renato Bandel entre outros.

Foi violinista da Orquestra Sinfônica Brasileira entre 2003 e 2010, e em 2011 integrou a Young Euro Orchester. Atualmente é professora da Escola de Música da UFRJ e atua como spalla da Orquestra Camerata Sesi.

Confira a temporada das outras apresentações AQUI.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Secult.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *