Exposição de livros e mesa redonda abre Semana do Folclore

A exposição faz parte das comemorações da Semana do Folclore em Vila Velha e ficará um mês em exibição. Foto: Divulgação.

Como mais uma ação para valorizar o folclore capixaba e principalmente canela-verde, a Biblioteca Municipal de Vila Velha vai promover uma exposição dos livros sobre lendas, mitos, tradições e cultura do povo brasileiro e do Espírito Santo. Especialistas também participarão de uma mesa redonda sobre o tema voltada para alunos da rede pública da cidade.

A exposição faz parte das comemorações da Semana do Folclore em Vila Velha e ficará um mês em exibição. A abertura acontece nesta quinta-feira (22), às 10 horas.

Logo depois, acontece a mesa redonda, com participação do historiador, especialista em políticas pública e subsecretario de Cultura de Vila Velha, Eliomar Mazoco; e do sociólogo e secretário da Comissão Espírito-santense de Folclore, Júlio César Ferreira da Gomes.

“O folclore é imorredouro (sem fim), porque é uma criação da mente humana. Independente de qual seja o desenvolvimento econômico e social, expressa toda a informalidade do processo de nossa formação cultural”, ressaltou Mazoco, citando Câmara Cascudo, historiador e jornalista brasileiro que se dedicou ao estudo da cultura brasileira.

Júlio César pontuou: “Atividades como esta são importantes, pois atualizam na pauta da Educação a importância de estudar as bases da nossa identidade cultural e de nossa formação como povo”, ressaltou. Para ele, o folclore expressa “os elementos principais de nossa formação e cidadania, que, a partir dele, se alimentam dos valores da modernidade cultural”.

Texto: Rafaela Maia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *