TEMPO DO ADVENTO

*Prof. Dr. Valmor Bolan

Chegamos ao tempo do Advento, sentindo dessa vez como o ano passou muito mais rápido que os anteriores. De fato, a celeridade do tempo é sentida cada vez mais por todos, crianças, jovens, adultos e idosos. Por isso é preciso que saibamos aproveitar melhor cada dia vivido, procurando dar o melhor no que fazemos. Nesse sentido, é importante também nos aprimorarmos mais, estudar, estarmos mais atentos aos acontecimentos a nossa volta, buscar compreender os desafios do nosso tempo, e como cristãos, saber também discernir para que as nossas escolhas estejam em consonância com princípios e valores e não apenas interesses imediatistas.

O Advento marca, para nós cristãos – o período de preparação para o Natal, a festa do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, um acontecimento magno na História. Temos que nos preparar para esta feliz celebração, com a oração e a disposição de uma maior solidariedade para com o próximo. O Advento é sempre um tempo de renovada esperança, pois o nosso Salvador acada ano atualiza o mistério da presença de Deus em nossa vida, em todas as culturas e épocas, até o final dos tempos, até a sua volta prometida, assim professamos a nossa fé.

Para o papa Francisco: o tempo do Advento deve nos tornar mais atentos e vigilantes: “A pessoa atenta é a que, em meio ao barulho do mundo,não se deixa tomar pela distração ou pela superficialidade, mas vive de maneira plena e consciente, com uma preocupação voltada antes de tudo aos outros. Com esta atitude percebemos as lágrimas e as necessidades do próximo e podemos dar-nos conta também das suas capacidades e qualidades humanas e espirituais”. Esperamos então que neste Advento consigamos exercitar melhor a virtude da solidariedade, para que o Natal possa ser realmente feliz para todos.

*Valmor Bolan é Doutor em Sociologia. Professor da Unisa. Ex-reitor e Dirigente (hoje membro honorário) do Conselho de Reitores das 7 Universidades Brasileiras. Pós-graduado (em Gestão Universitária pela OUI-Organização Universitária Interamericana) com sede em Montreal-Canadá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *