Espírito Santo começa a ofertar novo serviço para crianças com alergia à proteína do leite de vaca

O acesso ao novo serviço acontece por meio da Farmácia Cidadã Estadual | Foto: Divulgação

O Sistema Único de Saúde capixaba incorporou mais um serviço importante ao Espírito Santo e ao cuidado da saúde infantil. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde e da Gerência de Assistência Farmacêutica (GEAF), iniciou o serviço de Teste de Provocação Oral (TPO) para diagnóstico precoce de Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV).

O novo serviço, que teve início dos trabalhos na última quarta-feira (16), é ofertado no Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, que conta com uma equipe interdisciplinar entre gastroenterologista e alergista pediátricos, nutricionistas, para condução adequada do processo.

“Mais que dispensar as fórmulas nutricionais, o objetivo é proporcionar um serviço de qualidade, que vai desde o diagnóstico e local adequado para o teste, até a alta no momento correto, dando ainda mais qualidade de vida ao paciente e à família”, informou a nutricionista da Gerência de Assistência Farmacêutica, Giuliana Rizzo.

O acesso ao novo serviço acontece por meio da Farmácia Cidadã Estadual. Para todas as solicitações de fórmulas infantis especiais nas 13 unidades das Farmácias, os pacientes de até 24 meses serão avaliados e, quando indicado, encaminhados ao Himaba.

Serão disponibilizados 80 atendimentos por mês, com média de 16 atendimentos por semana.

Após o TPO, caso a criança não apresente nenhum sintoma imediato, a mesma retornará sete dias após para avaliação de sintomas tardios e conclusão do tratamento. No caso de TPO positivo o paciente também retornará para reavaliação de acordo com a indicação médica. As fórmulas nutricionais para a Alergia à Proteína do Leite de Vaca serão dispensadas aos casos positivos.

Por Syria Luppi, Kárita Iana, Luciana Almeida e Thaísa Côrtes


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *