Espetáculo “O Barão nas Árvores” tem nova data para estreia

Foto: Divulgação Semc

Em virtude das fortes chuvas que atingiram a Grande Vitória, região metropolitana do Espírito Santo, nos últimos dias, a Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi) adiou a estreia do espetáculo “O Barão nas Árvores”, que aconteceria nesta quinta-feira (14), no Parque Moscoso.

O evento já tem novas datas de apresentação dos alunos formandos do curso Técnico em Teatro da Escola: 20, 21 e 22 de outubro, às 20 horas, no mesmo local.

A bela arquitetura do Parque Moscoso será cenário da obra baseada no livro homônimo de Ítalo Calvino, um dos maiores escritores italianos do século XX, que conta a história de Cosme Chuvasco de Rondó, que num sublime ato de rebeldia contra seus pais decidiu viver nas árvores e nunca mais pôr os pés no chão.

“O Barão nas Árvores” fala de um modo de viver e pensar a vida fora do padrão da falsa normalidade que a sociedade impõe”, descreve a diretora do espetáculo, Nieve Matos.

Nieve ressalta que a ideia de executar o espetáculo em ambiente ao ar livre ampara-se, em primeiro lugar, na necessidade de manter a segurança sanitária de todos os envolvidos. A medida atende ainda a questões de cunho acadêmico e estético.

“Como os alunos passaram mais de um ano no ensino remoto, eles tiveram que trabalhar, nesse período, com uma interpretação para a câmera, mais minimalista. Nossa proposta agora é possibilitar aos formandos experimentarem outras interpretações, mais dilatadas, e com um diálogo mais direto com o público”, explicou.

Para o secretário municipal de Cultura, Luciano Gagno, a iniciativa da Fafi, administrada pela pasta, é um presente para a cidade.

“Com o espetáculo vamos proporcionar um reencontro com o Parque Moscoso. Os capixabas têm uma relação de afeto e de memória com esse local. Levar arte pro Moscoso é valorização e gratidão pela existência desse espaço”, afirmou o secretário.

Elenco

Para o elenco, a experiência com a montagem também tem sido bastante especial. Segundo a atriz Josilene Nery é impossível não se encantar com os símbolos, as imagens e toda poética do texto.

“Falar de “O Barão nas Árvores” é abordar o rompimento com as convenções sociais e parar de cumprir um papel que muitas vezes não cabe às pessoas. É falar de rebeldia, não no sentido pejorativo, mas de seguir aquilo que você acredita, mesmo que isso te coloque como um pária para a sociedade”, enfatizou a artista.

O ator Antônio Marx, que também está no elenco, acredita que o espetáculo proporciona diversão com reflexões que avalia serem necessárias nos tempos atuais, especialmente na figura do personagem central que, ao seguir sua ideologia de forma inusitada, sacode as convicções do público.

“Estamos precisando de uns ‘sacodes’ para sairmos do lugar comum”, provocou.

Formato

Entre as curiosidades de “O Barão nas Árvores” está o formato dinâmico. Na apresentação que conta com elenco de 12 pessoas, o público será convidado a percorrer alguns caminhos em vários pontos do Parque e conduzido a olhar de uma forma diferente para a paisagem.

De acordo com o coordenador do curso, Edson Nascimento, conseguir fazer um espetáculo de formatura nessa proporção, mesmo diante de todas as dificuldades e complexidades do momento, é muito importante para os alunos, professores, para escola e para a cidade. Ele ressalta que essas apresentações mostram como a escola pode contribuir para o seu entorno. “A arte tem o poder de solucionar problemas de uma sociedade”, enfatizou o coordenador.

Cuidados

Seguindo todos os protocolos indicados pelas autoridades sanitárias, no combate e prevenção do Coronavírus, tanto elenco quanto equipe técnica usarão máscaras durante o espetáculo.

O público presente no parque também deverá fazer uso do item de segurança bem como de álcool em gel.

Por Pedro Vargas


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *