Ambiental Cariacica completa um ano com avanços e reconhecimento

Foto: Divulgacao.

A parceria público-privada entre Ambiental Cariacica e Cesan completou um ano de operação à frente do esgotamento sanitário do município, região metropolitana do Espírito Santo, no início de abril. Nesses primeiros 365 dias de trabalho, conseguimos avançar em diversas frentes: ampliação da malha de redes coletoras de esgoto, ligação de imóveis ao sistema de saneamento, investimentos na qualidade do tratamento do esgoto e principalmente no relacionamento com a população e lideranças do município.

A começar pelas primeiras obras de implantação de redes de esgoto nos bairros de Alto Lage e Campo Verde. Nestes dois bairros, foram construídos mais de 5 quilômetros de rede, duas estações de bombeamento de esgoto, além de ligações e outras intervenções e melhorias. Juntas, estas obras permitem a coleta e o tratamento do esgoto de cerca 700 imóveis e beneficiam diretamente quase 3 mil pessoas que residem nestes bairros.

“Isso é apenas o início. Em 2022, vamos avançar ainda mais em obras para aumentar o acesso aos serviços de esgoto para a população da cidade de Cariacica. Temos previstos no planejamento a construção de mais 46 quilômetros de rede, 10 quilômetros de linha de recalque, além de cinco elevatórias. Essas obras vão beneficiar diretamente uma população de quase 15 mil pessoas, fazendo com que cerca de 60 milhões de litros de esgoto possam ser tratados mensalmente”, explica o diretor presidente da PPP, Justino Brunelli.

Além das obras, vale destacar também que neste período de apenas um ano foram realizados mais de 75 mil serviços e atendimentos pelas equipes da Ambiental Cariacica para melhorar a vida da população, sejam eles solicitados via atendimento comercial da CESAN pelo número de telefone – 115 ou por conta do relacionamento direto do setor de Responsabilidade Social da PPP na relação com as comunidades do município.

“Temos uma equipe empenhada em atender com a máxima eficiência os chamados que recebemos. Neste primeiro ano, fizemos muitos serviços de limpeza e desobstrução da rede, que solucionaram questões de extravasamentos, por exemplo, problemas que costumam causar muitos transtornos”, explica Juliana Castro, supervisora de programação de serviços.

Por meio do laboratório da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro de Bandeirantes, que recebeu investimento superior a R$ 1 milhão, já foram realizadas, desde julho do ano passado, mais de 10 mil análises que verificam a qualidade do tratamento de efluentes feito pela parceria público-privada (PPP) entre a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) e a Ambiental Cariacica.

“O objetivo da implantação do laboratório é expandir a gama de análises já realizadas, e, com isso, aumentar o controle operacional das Estações de Tratamento de Esgoto. Com o laboratório próprio, temos análises com resultados mais rápidos, permitindo tomadas de decisões instantâneas nas operações das ETEs”, explica a coordenadora operacional da PPP de Cariacica, Isabelly Gonçalves.

Equipes homenageadas

Mesmo com pouco tempo de trabalho na cidade, as equipes de Engenharia, Serviços e Responsabilidade Social da Ambiental Cariacica já tiveram seu trabalho reconhecido na Câmara Municipal. No fim de 2021, eles receberam uma “Moção de Aplausos”, entregue pelo vereador Renato Machado (Avante), em reconhecimento pela atuação da PPP em prol das comunidades.

“Isso é fruto de um trabalho integrado entre setores, que tem dado resultados e reconhecimentos das comunidades onde atuamos no município”, afirma Valdir Junior, diretor executivo.

Universalização

Ao longo de 30 anos, a PPP vai investir R$ 829 milhões para dobrar a cobertura do serviço que hoje atende cerca de 48% da população do município. A meta é atingir a universalização em 2030, com o índice de 95% de cobertura.

Por Flávio Borgneth | P6 Comunicação


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *