Crédito para microempreendedores de beleza capixabas em 2021 beira soma dos dois anos anteriores juntos

O setor cresce em todo o país de forma contínua | Foto: Banco de Imagem

Microempreendedores do segmento de beleza contrataram R$ 3,6 milhões com o Crediamigo no Espírito Santo em 2021. O volume é próximo à soma de todos os empréstimos realizados pelo programa nos dois anos anteriores: R$ 1,3 milhão em 2019 e R$ 2,5 milhões em 2020. Os números consideram o microcrédito orientado destinado a profissionais cabeleireiros, manicures, pedicures e trabalhadores de atividades de estética e de outros serviços de cuidados com a beleza.

O resultado foi puxado pelo aumento da quantidade de operações, que superaram 1.000 no ano passado. Em 2019 foram 398 e em 2020 764 contratos assinados no estado. Em 2021, o Crediamigo registrou 738 clientes ativos cadastrados como serviços de beleza no Espírito Santo.

O setor cresce em todo o país de forma contínua. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abhipec), o segmento vem registrando taxa de crescimento anual de 8,2% na última década, movimentando cerca de R$ 100 bilhões por ano.

Para o superintendente de Microfinança e Agricultura Familiar do BNB, Fabrizzio Leite Feitosa, a elevação do crédito para essa atividade é reflexo do empreendedorismo das pessoas mesmo em um período marcado pela recuperação, ainda gradual, da maior crise sanitária da história recente. “Os números de operações, de desembolso e de clientes nesse segmento de beleza são maiores até mesmo do que aqueles registrados antes da pandemia. Isso mostra como o Crediamigo está ajudando quem precisou nesse novo cenário econômico e como o BNB trabalhou e trabalha para oferecer crédito e conhecimento aos seus clientes e, principalmente, àqueles mais atingidos pela pandemia e seus efeitos”, afirma.

Em toda a área de atuação do BNB, que inclui os nove estados do Nordeste e partes do Espírito Santo e de Minas Gerais, os microempreendedores do setor contrataram R$ 360,7 milhões do Crediamigo. Em 2019 foram R$ 169 milhões e em 2020 R$ 182 milhões desembolsados. No ano passado, foram registradas 146,6 mil operações com esse público e o número de clientes com atividades de beleza cegou a 95,8 mil.

Gestão

A articuladora da Unidade de Competitividade dos Negócios do Sebrae, Alice Mesquita, lembra a quem está entrando neste mercado que tão importante quanto o acesso ao crédito é estar atento aos aspectos da gestão da empresa. “Um bom controle financeiro e a adoção de práticas de sustentabilidade aplicada aos negócios como a redução de desperdícios de produtos e no consumo de água e energia, que impactam diretamente nos custos, podem fazer a diferença para garantir a sobrevivência destes negócios”, afirma.

Outra questão importante, segundo a gestora do Sebrae, diz respeito à experiência do cliente no estabelecimento. “O empreendedor deve prezar pelo atendimento e pela qualidade dos serviços oferecidos para gerar encantamento e fidelidade dos clientes. Sem esquecer ainda a adoção de boas práticas relativas aos cuidados com a higiene do local e ao uso dos equipamentos, itens que também são observados e valorizados pelos clientes”, explica Alice.

Por Ascom/BNB


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