Papa recebe bispos do nordeste brasileiro

Na audiência desta sexta-feira (20) com os 20 bispos e um administrador diocesano do Regional Nordeste 2 da CNBB, ou seja, do Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, Francisco destacou a importância da proximidade com Deus, com o clero e o povo. Segundo dom Paulo Jackson, bispo de Garanhuns-PE, o conselho foi ser uma presença “como irmãos mais velhos que acompanham, que oram, que participam da vida do seu povo e com o povo de Deus”.

A visita dos bispos da Regional Nordeste 2 da CNBB | Fotos: Vatican News

O Papa Francisco recebeu em audiência nesta sexta-feira (20), no Vaticano, mais um grupo de brasileiros em visita ad Limina Apostolorum. Após encontrar os representantes do Rio Grande do Sul, Ceará e Piauí, chegou a vez dos 20 bispos e um administrador diocesano do Regional Nordeste 2 da CNBB, ou seja, do Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Em entrevista ao Vatican News, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, bispo de Garanhuns, de Pernambuco, e presidente do Regional Nordeste 2, comentou sobre a audiência que durou 2 horas:

“A primeira coisa que o Papa faz é quebrar todos os protocolos e formalidades. Ele nos deixa profundamente à vontade. Não houve discursos. Foi uma sentada para dialogar como irmãos: o Bispo de Roma e os bispos de igrejas particulares no Nordeste do Brasil. Partilhamos a vida, as nossas preocupações. O Papa tem um senso muito claro sobre a realidade que o nosso país vive, tem uma opinião muito clara contra todo tipo de clericalismo – essa cultura do clericalismo que destrói e é perniciosa. Ao mesmo tempo, o Papa nos falou de proximidade de ‘cercania’, proximidade com Deus, proximidade do bispo com o seu clero, proximidade com os outros irmãos bispos e proximidade com o povo. Conversamos sobre catequese e iniciação à vida cristã; o cuidado com os pobres, as consequências da pandemia, a presença dos bispos como irmãos mais velhos que acompanham, que oram, que participam da vida do seu povo e com o povo de Deus. E como o povo de Deus faz a vida cristã acontecer na porção do Povo de Deus que lhe foi confiado. Saímos daqui imensamente felizes, orando pelo Papa e também com a certeza de que o Papa ora por nós.”

A passagem pelo Pio Brasileiro

A visita ad Limina começou na segunda-feira, dia 16, na Congregação para a Educação Católica. Desde então, o grupo visitou organismos da Cúria Romana para troca de experiências e receberam orientações da Igreja de acordo com a área dos departamentos. Mas, segundo o presidente do Regional, vieram até Roma, “em primeiro lugar, como peregrinos para rezar no túmulo dos Apóstolos Pedro e Paulo”. Dom Paulo destacou também as celebrações realizadas nas quatro grandes basílicas de Roma, isto é, a de São Pedro, São Paulo Fora dos Muros, Santa Maria Maior e São João de Latrão. Outro elemento importante foi a hospedagem no Colégio Pio Brasileiro, em Roma.

“Vivemos uma experiência muito bonita de comunhão, de unidade, de partilha, de convívio, de conversas, de brincadeiras e risos, de oração, de missa. Além do mais, o Colégio Pio Brasileiro é o coração do Brasil aqui em Roma. A partir do documento do Santo Padre, o Papa Francisco, ‘Praedicate Evangelium’, que na prática só entra em vigor no mês de junho, nós já percebemos o quanto mudou o espírito da visita ad Limina. Visitamos inúmeras congregações e dicastérios. O clima, como diz o próprio documento, fala desse clima de comunhão, sinodalidade e colegialidade. De fato houve um grande movimento e nós percebemos em cada dicastério e congregação esse movimento de abertura, de escuta, de partilha, de querer aprender, de querer escutar. Como vivem as igrejas locais e como realizam o trabalho pastoral e missionário.”

Por Andressa Collet | Vatican News


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *