Dia do Café: Linhares investe na qualidade dos grãos para conquistar outros mercados

O município é o terceiro maior produtor de Conilon do Brasil

Franco Fiorot, informou que este dia chega em sincronia com a colheita e que o grande volume de produção | Foto: Felipe Reis

No Dia Nacional do Café (24/5), uma paixão brasileira que conquistou o mundo, Linhares tem o que celebrar: é o segundo maior produtor de café Conilon do Espírito Santo e o terceiro maior do Brasil, conforme o IBGE. Esse reconhecimento de mercado é fruto do esforço do produtor rural que a cada dia vem aderindo ao perfil empresarial e tecnológico, dos recursos hídricos e investimentos no setor que têm atraído, também, olhares de grandes empreendimentos como as empresas de produção de café solúvel, a Café Cacique e a Olam Internacional, além da Fimag, fabricante de equipamentos para beneficiamento do grão. As ações objetivam conquistar novos mercados como o internacional.

O secretário Municipal de Agricultura, Franco Fiorot, informou que este dia chega em sincronia com a colheita e que o grande volume de produção não é o único motivo para se orgulhar, haja visto que novas práticas agrícolas têm elevado o quesito qualidade do grão em Linhares.

“Nos últimos cinco anos o Município vem incentivando os produtores a elevarem a média de qualidade do café para atender o mercado comprador com um grão de maior qualidade. Já realizamos mais de 25 encontros técnicos, por meio do Programa Linhares Coffee, estamos na 5º Concurso de Qualidade do Conilon, palestras e treinamentos e, agora, com uma novidade: a instalação de cinco Unidades de Referência em Qualidade de Café Conilon, sendo quatro delas em São Rafael e outra em Baixo Quartel, para fomentar melhores práticas agrícolas”, disse Fiorot.

O secretário pontuou, ainda, que a proposta dos terreiros é criar novas perspectivas de verticalização da produção e empreendedorismo, irradiando o modelo para as comunidades rurais, com foco na agricultura familiar, desenvolvendo o setor agrícola de forma moderna, sustentável e competitiva.

“O mercado comprador vem buscando a cada dia por cafés especiais. O consumidor quer experimentar novos aromas e sabores, e as ações integradas do Município visam conquistar também novos mercados e atender os empreendimentos que estão se instalando na cidade. Melhorias na produção refletem diretamente no bolso do produtor, porque está atrelado à comercialização do grão por um preço melhor”, completou o secretário, informando que o fruto representa 50% do PIB agrícola da cidade.

O secretário recorda que, no último trimestre de 2021, a Companhia Café Cacique embarcou 21 toneladas de café solúvel para Singapura, na Ásia, produzido no parque fabril da empresa no distrito de Bebedouro, o que mostra a força do setor cafeeiro e sua capacidade de expansão no município.

Aliado às ações do Programa Linhares Coffee, outros investimentos estão sendo realizados pela Secretaria de Agricultura, conforme pontuou o prefeito de Linhares, Bruno Marianelli.

“A reserva de água é essencial para garantia da produção agrícola e, baseada nessa premissa, a Prefeitura já construiu 19 reservatórios de água com capacidade para armazenar 500 milhões de litros de água, e daremos início a construção de mais seis unidades em breve. Associada à reserva de água está a abertura de 6,3 mil caixas secas com capacidade de infiltração no solo de mais de 247 milhões de litros de água por ano, considerando cinco eventos de chuva”, explicou o prefeito.

O prefeito lembrou, ainda, que os serviços vêm para dar garantia de reserva de água para enfrentamento de possíveis crises hídricas que fizeram, no passado, com que produtores perdessem ou comprometessem sua produção por falta deste recurso.

Por Valda Ravani


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *