Solenidade da Ascensão do Senhor é celebrada com tríduo na paróquia do CAB, que tem o mesmo nome da festa

As celebrações começam dia 26 de maio e terminam com missa festiva no domingo (29)

Igreja Ascensão Senhor | Foto: Divulgação

A Páscoa é o momento mais importante para os católicos porque é quando se celebra a ressurreição de Jesus. Segundo o Evangelho, Jesus fez várias aparições para os discípulos na terra e só depois de 40 dias subiu aos céus, quando é comemorada a solenidade da Ascensão do Senhor. Este ano, a paróquia, que leva o nome da festa, localizada na Paralela, vai celebrar a data com tríduo nos dias 26, 27 e 28 de maio e encerrando com missa festiva presidida por Dom Marco Eugênio, bispo auxiliar da arquidiocese de São Salvador, no domingo (29), às 11 horas.

O tríduo terá como tema central: ‘A Ascensão do Senhor nos ensina a ser Igreja Sinodal em Comunhão, Participação e Missão’. Serão três noites especiais de homenagens e muita oração com a participação de pregadores convidados. Para o pároco da Ascensão do Senhor, padre Manoel Filho, a festa é um grande convite. “Jesus, ao voltar para o Pai, nos apresenta os caminhos para as alturas de Deus, mas sem deixar de nos apontar o amor aos irmãos. Não podemos ficar de braços cruzados. Estar sempre mais em Deus; sempre mais com os irmãos”, explica.

A programação completa você confere abaixo.

Tríduo da Ascensão do Senhor 2022

Tema central: A Ascensão do Senhor nos ensina a ser Igreja Sinodal em Comunhão, Participação e Missão.

26/05, às 19h30
A comunhão é a meta almejada
“Eles tinham um só coração é uma só alma” (At 4,32)
Pregador: Mons. Ademar Dantas – Paróquia Nossa Senhora da Assunção (Itaigara)

27/05, às 19h30
A participação é de todos e para todos
“Reuniram-se os apóstolos e os anciãos para tratar dessa questão.” (At 15,6)
Pregador: Frei Edalan de Andrade, O. de M. da Paróquia Nossa Senhora da Luz (Pituba)

28/05, às 19h30
A missão é a ação da Igreja de Cristo
“O que vimos e ouvimos nós vos anunciamos” (1 Jo 1,3)
Pregador: Pe. Paulo Nunes, Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Stela Maris)

29 de maio, às 11h – Missa Solene de encerramento

Um pouco mais sobre a data e a Igreja

No contexto espiritual ascensão significa libertação, cura e transformação. A ascensão de Jesus faz parte do mistério pascal. É quando termina sua missão terrena e inicia a missão da Igreja. Duas breves descrições da ascensão de Jesus estão em Lucas 24,50-53 e Marcos 16,19. Jesus ressuscitado foi elevado ao céu com seu corpo físico, na presença de onze de seus apóstolos, ocorrendo no quadragésimo dia da ressurreição. A ascensão é também considerada como um dos cinco grandes marcos da narrativa evangélica sobre a vida de Jesus, juntamente com o Batismo, Transfiguração, Crucificação e a Ressurreição.

Fundado em 1975, o prédio, que abriga a igreja Ascensão é Senhor, é todo feito de concreto armado, incluindo os pilares, fundações e a cobertura do teto em formado de “pétalas”. Tudo cuidadosamente projetado pelo arquiteto João Filgueiras Lima, conhecido como Lelé. Antes chamada Área Pastoral,  Ascensão do Senhor foi elevada à condição de paróquia pelo então Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, em 15 de dezembro de 2016.

Quatro anos depois, em dezembro de 2020, a igreja Ascensão do Senhor foi tombada e reconhecida como patrimônio cultural de Salvador. O processo durou três anos e um dos motivos do reconhecimento é que a igreja tem importantes aspectos arquitetônicos com características que realçam a riqueza cultural e paisagística da cidade.

Por Fabiane Pita Bandeira


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *