Feira Livre de Reciclagem reúne sustentabilidade, cidadania, cultura e lazer

Para comemorar o Dia Nacional do Catador de Materiais Recicláveis, celebrado na terça-feira (7), o município de Vitória, capital do Espírito Santo, vai promover um dia inteiro de atividades no sábado (11), na Pedra da Cebola. Será a 1ª Feira Livre de Reciclagem – Reciclando Ideias, que contará com exposições de projetos e pequenos negócios sustentáveis, ações de educação ambiental, apresentações culturais e brincadeiras, das 8 às 15h. A entrada é gratuita.

O evento também acontece em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, e é realizado pela Associação Ateliê de Ideia. Quem visitar a feira vai conhecer organizações e pequenas empresas que atuam com iniciativas sustentáveis. Nos estandes, serão apresentados negócios que vão desde a produção de cosméticos veganos e biodegradáveis a adubo ecológico. Roupas, móveis, objetos de decoração, utilitários, tudo feito de forma artesanal a partir de materiais reciclados.

Catadores são Educadores

A feira vai apresentar ao público as realizações do Projeto Catadores São Educadores, que reúne 60 catadores de materiais recicláveis das três associações da capital: Amariv, Ascamare e Amarv. O projeto vem se consolidando como uma experiência de sustentabilidade em Vitória e tem colaborado para ampliar os índices de coleta seletiva do Município e para elevar a renda e a qualidade de vida dos catadores organizados em associações.

“O Projeto Catadores são Educadores significa cidadania, meio ambiente equilibrado e um abraço social a essas pessoas. Hoje, os catadores têm mais dignidade; estão organizados em Associações, sendo incluídos no processo produtivo e tiveram um aumento substancial na renda. O projeto é um olhar para o futuro, com sementes frutificando hoje e que vão frutificar ainda mais no amanhã”, diz o secretário Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), Marcello Rodrigues.

O Catadores são Educadores é uma parceria entre a Associação Ateliê de Ideias e a Prefeitura de Vitória, realizado com recursos do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, sob gestão da Gerência de Qualificação do Trabalhador da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid).

“O projeto evidencia a importância do movimento de sustentabilidade e consumo consciente para a atual gestão, além de promover qualidade de vida e geração de trabalho e renda para trabalhadores que há anos desenvolvem um ofício de extrema importância no município”, diz a gerente de Qualificação do Trabalhador, Danyelle Camargo.

Por Edlamara Conti


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *