Ales expõe trabalhos artísticos de presos

Artesanato produzido por detentos de Viana e quadros de pintura feitos na Penitenciária de Vila Velha podem ser vistos até quinta-feira, na Assembleia

Projeto “Mãos que Falam” é desenvolvido em Xuri, em Vila Velha | Foto: Lucas S. Costa

Projetos artísticos desenvolvidos nos presídios capixabas estão expostos durante o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Assistência Social, que está sendo realizado na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). Um deles é o projeto de pintura “Mãos que Falam”, desenvolvido na Penitenciária Estadual de Vila Velha, no Complexo do Xuri. 

Oito telas produzidas pelos detentos com imagens de pontos turísticos e monumentos naturais e arquitetônicos do Espírito Santo fazem parte da exposição. Estão retratados a Basílica de Santo Antônio, o Farol de Santa Luzia, a Pedra da Cebola, o Frade e a Freira, o Convento da Penha, a Pedra Azul, a Terceira Ponte e o Palácio Anchieta. 

Segundo a assistente social da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Neydiany Ramony Lima, o projeto tem o objetivo de ensinar uma nova profissão e “contribuir de forma significativa para a vida daqueles apenados que estão em cumprimento de pena em regime fechado na unidade”.  

Artesatos produzidos na Penitenciária de Segurança Máxima de Viana também estão expostos na Casa. “Os apenados podem confeccionar os artesanatos, entregar para as famílias e ter uma contribuição financeira também”, explicou a assistente social. 

As telas e peças de artesanato ficam expostas na Casa até quinta-feira (25), quando termina o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Assistência Social.

Por Titina Cardoso


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *