Outubro Rosa: Iluminação chama à atenção para prevenção do câncer

Outubro Rosa – Fachada da Prefeitura de Vitória com iluminação especial | Fotos: Leonardo Silveira

Outubro é o mês dedicado a prevenção e combate ao câncer de mama. A Campanha Outubro Rosa, teve início na de 90, nos Estados Unidos, quando alguns estados americanos faziam campanhas isoladas sobre o tema. No Brasil, teve início em 2002, quando o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, conhecido popularmente como Obelisco do Ibirapuera, localizado em São Paulo, ficou totalmente iluminado com a cor rosa. Em Vitória, capital do Espírito Santo, diversas ações são realizadas em prol da causa, que vão desde ações da Saúde até a iluminação de pontos estratégicos da cidade como forma de chamar à atenção para a prevenção.

O Palácio Municipal Jerônimo Monteiro, sede da PMV, está com sua fachada iluminada na cor rosa em alusão ao tema. Depois de passar o mês de setembro com a iluminação bem colorida, a Ponte Desembargador Carlos Xavier Paes Barreto, Ponte da Ilha do Frade, um dos principais cartões-postais de Vitória,  também dá espaço as luzes na cor rosa.

Ponte Desembargador Carlos Xavier Paes Barreto (Ponte da Ilha do Frade), iluminada para o Outubro Rosa

O colorido especial visa à conscientização sobre o câncer de mama, uma das maiores causas de morte entre as mulheres. A doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos, se apresenta em vários tipos. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando bem tratados e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico. Daí a importância do diagnóstico precoce.

Iluminação

Em setembro, a ponte da Ilha do Frade ficou iluminada em homenagem ao mês de conscientização sobre a Fibrose Cística (roxo); Saúde do Coração (vermelho); Independência do Brasil (verde e amarelo) e Prevenção ao Suicídio (amarelo). Também estiveram presentes as cores: azul, em comemoração ao Dia Marítimo Mundial;  e verde em alusão a Doação de Órgãos e Prevenção do Câncer de Intestino.

“A iluminação é completa e as cores trazem um efeito lindo. Além disso, o reflexo no espelho d’água em tons específicos faz a estrutura ser admirada e vista mesmo a distâncias maiores, o que gera admiração e curiosidade”, comemorou Alex Mariano.

Por Fabrício Faustini


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *