Linhares alerta para importância de tomar vacina contra tétano

Foto: Felipe Reis

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, alerta para a importância da população tomar a vacina contra o tétano, conforme preconiza o Ministério da Saúde. O imunizante está disponível em todas as 31 salas de vacinação dos bairros e interior do Município.

As vacinas contra a doença são recomendadas em três doses iniciais no primeiro ano de vida, aos 2, 4 e 6 meses, com reforços entre 15 e 18 meses e entre 4 e 6 anos, e a cada dez anos, para adolescentes e adultos.

Ocasionado por uma neurotoxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium tetani, o tétano é uma doença infecciosa aguda, não contagiosa, isto é, não passa de uma pessoa para outra, e pode ser fatal.

Contágio

Presente no solo e nas fezes dos animais, o contágio ocorre pelo contato da bactéria com ferimentos causados por objetos cortantes ou perfurantes contaminados – como pregos, arames e cercas, por exemplo.

Queimaduras e tecidos necrosados (mortos, após processo infeccioso) também podem ser uma porta de entrada, favorecendo a ação da bactéria.

A contaminação também pode ocorrer quando o cordão umbilical, do recém-nascido, é cortado sem os devidos cuidados de higiene. Nesse caso, ocorre o tétano neonatal. Nos demais, a doença é chamada de tétano acidental.

Por Rosimeri Ronquetti


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *