Exposição reúne trabalhos de artistas capixabas

Ângela Gomes, Kleber Galvêas e Francisco Schwarz estão entre os 15 autores de obras da exposição “Olhares” 

Aberta na noite de terça, mostra com pinturas, fotos e mosaicos vai até 14 de julho | Foto: Tonico

Ao som de violão clássico com o maestro Moacyr Teixeira, foi aberta na noite de terça-feira (27), no Espaço de Artes Elpídio Malaquias, na Assembleia Legislativa, a Exposição “Olhares”, com pinturas, fotografias, mosaicos e objetos elaborados por 15 artistas capixabas, entre eles dois servidores do Legislativo estadual: Antônio Carlos Sessa Netto, o Tonico, e Ademir Pazolini, expondo fotografias.

A exposição reúne artistas que retratam aspectos do Espírito Santo. A produção é de Ângela Gomes e Celso Adolfo. A visitação ocorre de segunda-feira a sexta-feira, das 7 às 19 horas, com entrada gratuita. 

Ângela Gomes disse à TV Assembleia que a iniciativa valoriza os artistas capixabas, que mostram pinturas de paisagens e fotografias sobre eventos da política capixaba. “As minhas telas em acrílico sobre tela retratam o Convento da Penha e casarões da cidade de Muqui”, exemplificou a pintora.

Estão na mostra, que se encerra no dia 14 de julho, dez trabalhos de pinturas, três de fotografias, um em mosaico e um focado em objetos. Os expositores de pinturas são Ângela Gomes (acrílico sobre tela), Erminda Breda (óleo sobre tela), Nely Pinheiro (óleo sobre tela), Guilherme Merçon (óleo sobre tela), Marian Rabello (pintura Naif), Romário Batista (acrílico sobre tela), Kleber Galvêas (acrílico sobre placa rígida) e Wagner Veiga (aquarela sobre papel), além de duas homenagens póstumas com as pinturas de Celina Rodrigues (óleo sobre tela) e Francisco Schwarz (óleo sobre tela).

O fotógrafo Tonico traz imagens históricas, retratando as visitas ao Espírito Santo realizadas pelo rei Carlos Gustavo e pelo príncipe e hoje rei inglês Charles à Aracruz Celulose, atual Suzano, em Aracruz; pelo Papa João Paulo II, hoje santo; e pelo líder pacifista e ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, a Vitória. 

Já Ademir Pazolini exibe fotografias da prática de ioga na praia de Camburi e de árvores centenárias em Vitória. Gildo Loyola apresenta registros antigos da Serra e Vitória. Celso Adolfo Salles expõe mosaicos e Carlos Benevides Lima, o Cacá, obras em objetos.

Opiniões

Em entrevista à TV Assembleia, Tonico falou sobre a importância das fotos escolhidas por ele para a mostra: “Fotografei a visita de um rei e um príncipe ao município de Aracruz, e este príncipe, o Charles, é hoje o rei da Inglaterra. Fotografei o Papa João Paulo II em Vitória, e hoje ele é santo. Fiquei emocionado quando fotografei o líder pacifista Nelson Mandela em Vitória, que se tornou o presidente da África do Sul. Por minhas lentes passaram um rei, um príncipe, um santo e uma liderança mundial, e poucos profissionais tiveram esta oportunidade”, atestou. 

A deputada Iriny Lopes (PT), presidente da Comissão de Cultura e Comunicação Social, também falou ao canal de TV da Casa sobre a satisfação do Legislativo de receber uma mostra que valoriza os artistas capixabas, e convocou a categoria para expor trabalhos na Ales, que está sempre aberta para a população.

A primeira-dama do Estado, Virgínia Casagrande, prestigiou o evento e destacou os trabalhos que abordam fatos da vida capixaba. “A Ângela me convidou e vi expostos lindos trabalhos de pinturas e quatro fotos sensacionais do Tonico”, disse à TV Assembleia.

Por Danilo Salvadeo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *