Hospital Rio Doce é o primeiro a implantar Farmácia Clínica na região Norte do ES

Fotos: Divulgação

O Hospital Rio Doce, em Linhares, região norte do Espírito Santo, implantou neste ano a Farmácia Clínica, com profissionais que fazem o acompanhamento farmacoterapêutico do paciente. O objetivo é proporcionar uma assistência terapêutica mais segura e eficaz, otimizando o tratamento e proporcionando melhores resultados na sua recuperação. O hospital é o primeiro a implantar a Farmácia Clínica na região norte do Estado.

O coordenador da Farmácia Clínica, Albertino Magri Preato Júnior, explicou que agora o profissional farmacêutico faz parte da equipe multidisciplinar, acompanhando de perto cada caso. “O farmacêutico clínico contribui para o planejamento terapêutico, realizando a avaliação das prescrições médicas, conciliação, interação medicamentosa, prazo, via e tempo de administração. Monitora ainda os efeitos colaterais, controle de antibióticos e orientação na alta, tudo para atingir o melhor resultado na recuperação do paciente”, ressaltou.

A diretora administrativa do Hospital Rio Doce, Fátima Biancardi, ressaltou a importância da Farmácia Clínica. “Este é mais um avanço na qualidade e eficácia da assistência em saúde oferecida pelo hospital. Além da segurança do paciente, a prática otimiza os recursos financeiros da instituição, evitando o desperdício de medicamentos”, frisou.

A equipe da Farmácia Clínica do Hospital Rio Doce conta com quatro profissionais farmacêuticos, que estão alocados em diferentes setores da instituição: Unidades de Terapia Intensiva (UTI), Unidade de Terapia Intensiva Cardiológica (UCO), Unidade de Terapia Intensiva Infantil (UTIN) e Sala de Estabilização.

Da Redação | Com informações da Ascom/HGL


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *