Cetrel patrocina evento promovido pela Nicole Latin American em Camaçari

Economia | Bahia

Encontro presencial foi realizado na terça (31) e teve apresentação do case Modelo Conceitual do Polo Industrial de Camaçari: Tecnologias e Evolução.
Foto: Divulgação

A Cetrel patrocinou, na última terça-feira (31), o encontro Modelo Conceitual de Áreas: Sucessos, desafios e aplicações, promovido pela Nicole Latin America, entidade sem fins lucrativos que tem como principal objetivo o debate, o compartilhamento de conhecimentos e o fomento ao desenvolvimento na área de Gerenciamento de Áreas Contaminadas (GAC). No evento, voltado para convidados e membros da Nicole, além de empresas associadas ao Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (COFIC), a Cetrel apresentou o case Modelo Conceitual do Polo Industrial de Camaçari (PIC): Tecnologias e Evolução.

O tema apresentado por representantes da Cetrel demonstrou a evolução temporal do conhecimento hidrogeológico do PIC. Foram abordados temas como a inovação tecnológica e sua influência no desenvolvimento do modelo regional e a sua relevância como ferramenta de gestão hídrica regional.

Entre os apresentadores estiveram Patrícia Lupi Guimaraes, especialista em Gestão de Áreas Contaminadas (GAC); Rizia Miranda Aguiar, coordenadora de Gerenciamento de Áreas Contaminadas e Jordon Luiz Werlang, coordenador de Programas de Gestão dos Recursos Hídricos (PGRH).

A programação também contou com a discussão acerca do conteúdo do Guia Modelo Conceitual no Gerenciamento de Áreas Contaminadas, documento publicado pela rede Nicole Latin America, em agosto deste ano, além de apresentações de estudos de caso que incluem a construção de modelos conceituais na solução de desafios envolvendo a gestão de áreas industriais.

O gerente de Consultoria Ambiental Norte e Nordeste da Cetrel, Carlos Mayerhofer, informa que esse foi o segundo evento realizado pela Nicole no Cofic. “É de grande importância para a Bahia um evento técnico desse porte. Hoje, temos o polo industrial de Camaçari, com um número expressivo de empresas. Grande parte delas possui um nível alto de maturidade no gerenciamento ambiental das suas áreas / instalações. A discussão e a troca de experiências, ocorridas neste último encontro foram de suma relevância para todos os setores envolvidos na gestão ambiental”, salientou Mayerhofer.

Luciana Ferreira, secretária executiva da Nicole Latin America, reforça que as discussões técnicas no âmbito do Gerenciamento de Áreas Contaminadas são o “coração da rede Nicole” e destaca a participação da Cetrel no encontro. “Nós, do secretariado da rede, ficamos imensamente felizes de ver todas estas motivações englobadas neste evento, em que fomentamos discussões técnicas acerca de uma importante publicação da rede, o Guia sobre Modelos Conceituais no Gerenciamento de Áreas Contaminadas. A participação e parceria da Cetrel no evento foi de enorme importância para a promoção destas trocas, considerando a experiência da empresa no setor do GAC”, disse.

Por Mateus Ribeiro


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *