Cachoeiro avança em ações de inovação

Banca Final de Aceleração e Pré-Aceleração do Lab | Foto: Divulgação

Uma força-tarefa liderada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), por meio do programa Cidade Empreendedora e da metodologia Estruturação do Ecossistema Local de Inovação (ELI), levou a uma rápida evolução do ecossistema de inovação de Cachoeiro de Itapemirim, região sul do Estado.

Em pouco mais de um ano, esse ambiente colaborativo em Cachoeiro de Itapemirim avançou de 13,25 pontos para 18,51. Essa escala, que vai de 0 a 30 pontos, indica a maturidade das ações que promovem e disseminam a inovação tecnológica e científica no município. De 0 a 11,99, o ecossistema é classificado como “em fase inicial”; de 12 a 17,99 é considerado “em estruturação”; de 18 a 23,99, “em desenvolvimento” e de 24 a 30, “consolidado”.

“Em 18 meses de atuação, as ações do nosso comitê gestor de inovação já apresentam resultados positivos com a carteira de projetos em andamento e planejamento para 2024”, relatou a analista técnica do Sebrae de Cachoeiro, Luciana Nogueira. O comitê gestor é formado pelo Sebrae, prefeituras, empresas, instituições de ensino, de pesquisa e inovação.

Para isso, foi realizado o fortalecimento dos ambientes locais de inovação. O Movimento Empresarial Sul Espírito Santo (Messes) foi selecionado, em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em chamada pública apoiada pelo Sebrae e governo do Estado. Trata-se do Programa de Fortalecimento de Ambientes Promotores da Inovação na Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), que deu suporte a 29 startups da região, fomentando ideias e soluções.

“O objetivo desse programa é apoiar o surgimento de startups e empreendimentos inovadores dentro do estado, com ações de qualificação de pessoas, startups e estruturação final de startups para o mercado. Nos dias 22 e 23 de novembro foi realizado o pitch final das startups em aceleração e em pré-aceleração, totalizando 29 novos CNPJs no sul capixaba, abrindo possibilidades para jovens talentos”, explicou o secretário executivo do Messes, coordenador do núcleo gestor e consultor de empresas, Ricardo Coelho.

Outros exemplos de medidas incluem a estruturação do Hub de inovação do Messes, o Fortalecimento do hub “Distrito 28” do Ifes, a realização de uma edição da Startup Weekend com 54 horas de imersão, o primeiro “Desafio da inovação da Região Sul” em parceria com o FindesLab, o Startup Day em parceria com o Sebrae e quatro encontros de inovação com a participação de palestrantes renomados.

“A inovação está presente em todos os momentos, seja para solucionar um problema, seja para contornar aquele fato, ela é sempre bem-vinda porque propõe novas formas de melhorar a vida das pessoas”, completou o coordenador executivo de tecnologia, inovação e cidades inteligentes da prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, Elcio Paes de Sá Neto.

Por Érica Souza


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *